CHÁS
CAMOMILA
A camomila (Matricaria chamomilla) é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países. Considerada uma planta medicinal, possui grande importância para a saúde e estética.
A camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. A flor da erva, parecida com uma margarida miúda, possuem óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatorio, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Os óleos atuam acalmamando os músculos e nervos, por isso o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais e exercem um efeito emoliente sobre a pele. As flores também podem ser usadas dentro do travesseiro para o combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.
O chá de camomila é muito popular, devido suas utilizações e seu sabor agradável, sendo recomendado em casos de:
· Problemas digestivos e intestinais,
· Alívio em dores de estômago,
· Remédio natural para inflamações de gengiva, dor de dente, dor de garganta,
· Contra gripes e febres,
· Calmante natural,
· Contra vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas,
O óleo de camomila é um ótimo remédio para queimaduras e irritações da pele,
Usado contra cólicas em bebês e no nascimento dos dentinhos.
Na cosmética, além de ser usada para realçar o tom dourado dos cabelos louros, em compressas pode suavizar olheiras e o inchaço dos olhos.
A fazer o chá, você vai precisar de:
Uma xícara de café com flores de camomila secas,
Meio litro de água
Ferva a água e só depois adicione as flores de camomila. Tampe e deixe descansar por quinze minutos. Beba no intervalo entre as refeições.
Cuidados
Evitar durante a gravidez e em excessos.
Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.
ERVA CIDREIRA
Não se deve confundir a erva cidreira (melissa ou citronela) com o capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). Mesmo que os efeitos das plantas sejam semelhantes, o chá calmante é a base da erva cidreira.
Esta planta é mais utilizada na forma de chás, sendo muito aceito e consumido pelas pessoas devido o seu aroma e sabor cítrico, semelhante ao limão.
O ideal para o preparo do chá de erva cidreira é utilizar as folhas verdes, pois, as folhas secas não apresentam o mesmo efeito. Pode-se também usar a erva em saquinhos, pois, a função é a mesma.
A erva cidreira possui propriedades: rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico e antivômitos. Sendo indicada para:
· Regular menstruação, cólicas, pode ajudar em casos de esterilidade,
· Insônia nervosa,
· Problemas gastrintestinais,
· Herpes simplex,
· Combate mau hálito,
· Analgésico, contra dores de cabeça,
· Calmante,
· Antidepressivo,
· Digestivo e
· Revigorante.
Para preparar o chá, você vai precisar de:
Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados,
Uma xícara de chá de água
Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e os ramos de erva cidreira. Tape e deixe abafado por 10 minutos. Deve-se tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.
ERVA DOCE
A Erva doce é o nome popular da erva Foeniculum vulgare Mill. (sinônimo taxonômico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.), nativa da bacia do Mediterrâneo. Muito conhecida e usada em diversas áreas como saúde, beleza e culinária.
Possui propriedades calmantes, sendo utilizada para aromatizar, em remédios, chás e tratamentos cosméticos; cicatrizante, em cremes e pomadas; diurética, associada a dietas; estimulante e expectorante. A erva é geralmente consumida em forma de chá, processada em remédios e cosméticos ou mesmo in natura, como na culinária.
Muito indicada para acidez estomacal, casos de asma, bronquite, tosse crônica, alivia cólica intestinal, gases, contração muscular, inflamação, palpitação, dores de barriga, dores de cabeça e vômitos. Deve-se evitar o uso em casos de problemas gastrointestinais como úlcera.
Dicas
Para uma pele mais bonita e um organismo mais equilibrado, recomenda-se o consumo diário do chá. Auxiliando também nos problemas de insônia, pois tem propriedades relaxantes.
Durante a amamentação o chá de erva doce é um excelente estimulante à produção de leite.
O consumo do chá não tem nenhuma contra indicação.
Comentários
Postar um comentário